Nasce uma Tv

A Tv Atividade foi ao ar pela primeira vez em 2000 como retransmissora da Rede Minas – emissora de Belo Horizonte. Contudo, além de retransmissora, a Tv também é geradora de conteúdo, produzindo desde seu surgimento o Jornal Atividade, um telejornal local que fala sobre as cidades de Muriaé e região.

O Jornal Atividade (JA) é o carro chefe da emissora, no início de sua transmissão ele era gravado e exibido de segunda a sexta às 19h, com reprises às 12h30. Contudo, em fevereiro de 2015, quando foi concluída a reestruturação geral da Tv Atividade, o JA passou a ser exibido, ao vivo, de segunda a sábado ao meio-dia e de segunda a sexta às sete da noite.

A reestruturação da Rede Atividade, como um todo, e em especial a da Tv, ganhou maior incentivo em meados de 2013, era preciso que os produtos desta evoluíssem em termos tecnológicos, de formato e também de conteúdo.
A nova estrutura foi pensada para atender às demandas do mercado televisivo e as melhorias foram articuladas pela equipe da Tv Atividade em conjunto com um engenheiro. Foram reformuladas as partes física e tecnológica – novo prédio, novo estúdio, novos aparelhos e equipamentos. Houve uma grande mudança nas áreas de transmissão, para que o sinal da Tv chegasse a mais cidades. Nas áreas de edição e produção de notícias quase toda a equipe foi renovada, ganhando mais colaboradores.
Depois de reestruturada, a Tv Atividade, braço cultural da Fundação Cristiano Varella, está sediada no 3º andar do Memorial Cristiano Varella, onde conta com grande estrutura. Sua equipe é composta por 21 profissionais, cobrindo as áreas de jornalismo, transmissão e comercial. Bem diferente do suporte mais enxuto que apresentava no início das suas atividades, quando operava com uma equipe resumida a 11 colaboradores.
Quando inaugurada, em 2000, a Tv Atividade cobria apenas a cidade de Muriaé, no entanto, com o passar dos anos, vieram as demais outorgas de transmissão nas cidades de Cataguases, Leopoldina, Miraí e Carangola.
A Tv Atividade é uma emissora educativa, e, com esse propósito, procura sempre trazer em seu telejornal e demais mídias oficiais, pautas com conteúdo local, que falam das necessidades e ações promovidas pela comunidade e para a comunidade.
Atualmente a Tv Atividade produz duas edições diárias e ao vivo do Jornal Atividade e o programa Atividade Esporte (no ar às segundas-feiras após o JA 2ª edição). É possível sintonizar a Tv Atividade através dos canais 7 (analógico) e 7.1 (alta definição – HD).